Artigos

Voltar

Ashtanga Yantra



Artigos 11 de janeiro de 2008
Ashtánga Yantra

Texto do livro Origens do Yôga Antigo

 

Ashtánga Yantra

O ashtánga yantra é o símbolo do SwáSthya Yôga, o Yôga Antigo. Suas origens remontam às mais arcaicas culturas da Índia e do planeta. Parte de sua estrutura é explanada no Shástra Yantra Chintamani. Nessa obra clássica, sob a ilustração consta a legenda: “Este é o yantra que detém a palavra na boca do inimigo”. Cons­titui um verdadeiro escudo de proteção, lastreado em arquétipos do inconsciente coletivo.

Como qualquer escudo de proteção, não pode ser usado como arma de ataque. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo para fazer mal a pessoa alguma. No entanto, se alguém agredir um protegido pelo ashtánga yantra, ferir-se-á gravemente. Por isso, quase todas as pessoas que usam o verbo para atacar o portador do ashtánga yantra costumam colher tão amargos infortúnios.

Ao reproduzi-lo, atente para o fato de que nas extremidades dos trishúlas não há pontas angulosas, mas sim curvilíneas. Para respeitar rigorosamente seu traçado, ao invés de o redesenhar, fotolite ou escaneie a ilustração abaixo.

Artigo extraído do livro Origens do Yôga antigo. Autor: DeRose, disponível em www.uni-yoga.org ou versão em papel disponível no telefone (11) 5093-2019.


Copyright © 2007 - Casa do Yôga - www.casadoyoga.com.br   -   Desenhado e Administrado por Sgt. Papers Design